segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

QUARTA-FEIRA EM MOVIMENTO

Continuamos com o projeto que deu certo em 2008. Toda a semana durante uma parte da quarta-feira desenvolvemos atividades físicas ou que exijam coordenação motora.
Pois essa é uma proposta presente em nosso Projeto Político Pedagógico:

Ênfase também será dada às brincadeiras porque acreditamos no que refere Cândido: No aspecto físico a criança precisa desenvolver a habilidade motora. Deve saltar, jogar bola, pular, rodar um pneu velho, balançar, passar por um túnel de caixas de papelão, manipular uma bola de meia, modelar com massa, colorir, pintar, desenhar, rasgar papéis, cortar com a tesoura sem ponta, assim ir desenvolvendo também os pequenos músculos, responsáveis pela coordenação motora fina.

Aproveitamos esse momento de ludicidade para trabalhar conteúdos da sala de aula. Como por exemplo: números utilizando jogos de bola ou amarelinha, o alfabeto utilizando corda e músicas do nosso folclore. Musicas para as cores e formas geométricas. O meio ambiente com caminhadas e brincadeiras nas proximidades da escola.
Também trabalhamos, as regras e todos os aspectos que jogos, brincadeiras e brinquedos envolvem.
Algumas atividades que já fizemos esse ano e outras que pretendemos fazer: Amarelinha, Coelhinho Sai da Toca, Futebol, Queimada, Alerta Cor, Nós 4, Bolas de Gude, Adoleta, Pulando Corda, Esconde-esconde, Caminhada pelo bairro, Dança das Cadeiras, brincadeiras e músicas de rodas (Canoa Virou, Fui a Espanha), Idoso por um dia, Pique Bandeira, Carniça, Alongamentos, Serpente, Circuito, Soltinho (tipo de dança), Estátua, Caça ao Tesouro, Boliche, Oficina de Sucata, Batatinha Frita 1, 2, 3, Mímica, Jogos de Tabuleiro (damas, xadrez, cartas, percursos), Queimada, Elefantinho Colorido, Atenção Concentração, Qual é a música?, Dança do pisa-pisa, Dança da bexiga, Boca de forno.

Nenhum comentário: