segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

AULA PASSEIO A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETA MONTEVIDEO)

No dia 25 de maio de 2009, a equipe da Escola Rural do Bonfim foi convidada pela Secretaria de Educação, para conhecer como é feito o tratamento da água.
Fomos no ônibus da prefeitura até o centro de Petrópolis, onde pegamos a professora Esmeralda da Secretaria de Educação, que nos acompanhou na aula ministrada pela professora Duca na estação de tratamento de água na estação Montevidéo.
Na aula, aprendemos que para tratar a água que está suja, utilizamos alguns componentes químicos como: o Cloro, o Sulfato Ferroso e o Flúor. E que a água passa por processos para que a água que está suja no rio do Caxambu, possa se tornar potável.
Descobrimos que água é igual a vida, e que sem ela não é possível que exista vida terrestre.
Vimos os reservatórios de água e uma caixa d’água gigante que armazena a água tratada. Ganhamos um kit da Águas do Imperador, com material didático e escolar.
A professora Esmeralda convidou os alunos para em novembro irem conhecer o projeto água. Depois ela também convidou os alunos a participar do concurso de redação sobre água e esgoto. A Aluna Ana Carolina Coelho Christ(3ºano) foi premiada com o 5º lugar competindo com alunos do 5º ano! Ela ganhou uma mochila com muito material para estudar bastante e nesse ano ficar em 1º lugar.
Além de quebrar a rotina da sala de aula, aulas e palestras sobre o meio ambiente, ajudam na preservação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos que está no entorno da comunidade.

Nenhum comentário: